Glossário do Sistema Brasileiro de Franquias: Termos Técnicos e Científicos

Authors

  • Sidney Lincoln Vitorino Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - ESPM/SP http://orcid.org/0000-0003-2542-8284
  • Arlan Roque GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Bianca Zeitoun Oglouyan GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Eliane Adesse GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Fernando José Fernandes GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Guilherme Noschese GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • José Gonçalves Neto GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Adriana Camargo GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Mário Schmitt GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Raquel Castro GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Simone Valente GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.
  • Tuane Natalin GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.26668/businessreview/2018.v3i2.113

Keywords:

Grupo de Excelência em Franquias (GEF), Franquias, Franchising, Internacionalização de Franquias, Franqueado e Franqueador

Abstract

Este material foi elaborado a partir da experiência acadêmica e técnica dos membros que compõem o GEF - Grupo de Excelência em Franquias, no Centro de Conhecimento do Conselho Regional de Administração de São Paulo, a pedido desta instituição, que trabalha em prol do administrador brasileiro e de suas atividades profissionais.

Com o objetivo de gerar e disseminar as terminologias utilizadas nos mais variados segmentos de franquias no Brasil, como alimentação, vestuário, entretenimento, perfumaria, construção, serviço e tantas outras, decidiu-se promover pioneiramente a reunião destes termos, ainda que sem o intuito de esgotar o vocabulário, mas com a forte missão de colaborar para tal iniciativa e, no mínimo, servir de referência para novas empreitadas.

Julga-se imprescindível a realização deste material, levando-se em conta o grande número de Administradores que ocupam cargos nos mais variados níveis ligados a este setor, além da notória ascensão das franquias brasileiras na presente década, mesmo diante dos entraves políticos e econômicos. Para tanto, usaram-se como base de pesquisa artigos científicos brasileiros e internacionais, bem como sites profissionais especializados no setor de franquias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sidney Lincoln Vitorino, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - ESPM/SP

Mestre Profissional em Administração: Riscos em Projetos de Franquia, MBA em Gestão Empresarial e Especialista em Docência do Ensino Superior. Empreendedor a mais de quinze anos na Gestão de Rede de Pequenas Empresas. Escritor nesta temática, Palestrante e Consultor de Empresas. Relativa experiência e desenvoltura nos temas relacionados a Franchising, Estratégias Empresariais, Empreendedorismo, Marketing, Logística e Varejo. Além de coordenar o GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP.

 

Arlan Roque, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Graduado em Administração pela Universidade de Taubaté / SP; Especialização em Franchising com graduação pela Franchising University pelo Grupo Cherto (2012); MBA em Gestão de Franquias pela FIA/USP (2010); Especialização em Administração Hoteleira pelo Senac de Campos do Jordão (2003). Atuante no setor de franquias desde 2004, em Consultoria de Campo, Operações, Expansão, Logística, e Treinamento. Especialista em franchising e atualmente gestor de expansão. Com construção de carreira em franqueadora líder em seu segmento, com mais de 2.000 unidades no Brasil. Membro da primeira turma do MBA em Gestão de Franquias pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e especialização pela 57ª turma Franchising University pela Cherto Educação Corporativa. Atuou como instrutor da Academia do Franchising pela ABF/ESPA. Também colunista do site Mais Franquia (www.maisfranquia.com), do Portal Sua Franquia e do Jornal Franquia. Palestrante e instrutor em workshops sobre o sistema de franchising.

Bianca Zeitoun Oglouyan, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Formação em Adm. Hoteleira (FAAP, 2002), Especialização em Gastronomia na França - Institute Vatel e na Cordon Bleu de Firenze Pós graduação em Gestão com ênfase em Marketing ESPM. Início da carreira em Hotéis (Meliá, Hyatt, Grupo Atlântica) Sócia gerente - Restaurante Lorenzo Gerente de Expansão e Procurement - Wraps e Vanilla Caffè (2005 a 2008) Executiva de Leasing na área de Shopping Centers - Brookfield (2008 a 2010) Gerente de Expansão e Franquias - Arezzo/ Água de Cheiro (2010 a 2012) Formatação da expansão das redes, estratégia e execução da expansão. Desenvolvimento de Parcerias com empresas e fornecedores e seleção de franqueados e pontos para expansão das marcas. A Gastronomia ainda é sua paixão e hoje faz jantares secretos, alguns eventos e projetos especiais de cozinha!  Há 4 anos, com a TEAR e o Projeto Laços, desenvolve gestão e expansão de redes de varejo e shopping centers.

Eliane Adesse, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Formação em Arquitetura e Urbanismo – FAU - UFRJ, Mestre em Racionalização de Projetos e Obras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU - UFRJ, 2006). Pôs Graduação em 2000 na Poli- USP – Tecnologia e Gestão na Construção área de Edifícios - Pôs Graduação em 2010 – no IPOG _ Instituto de Pôs Graduação -Light Designer-Pôs Graduação em Gestão na Área de Alimentação – SENAC_SP- 2018 . Sócia proprietária da Adesse Arquitetura Ltda. São Paulo. Mais de 20 anos de experiência em Planejamento, Projeto e Execução de obras Comerciais, Corporativas e Residenciais. Desde 2008 se especializou no atendimento a diversas Franquias principalmente na área de alimentação em Shopping Centers. Expertise em projeto e implantação de ambientes corporativos de alto padrão desde 1999. Lecionou no IAB de Santa Catarina, no Insper de Fortaleza, AEA em São Paulo no tema: Projetos e Obras para lojas em Shopping Centers. Atualmente é Membro do GEF Grupo de Excelência em Franquias, e membro PNBW – SP. Área de atuação - São Paulo, Rio de Janeiro - Região sudeste em geral.

  Comércio de São Paulo em rodadas de negócios internacionais. Senior Manager do Grupo Monsant por dois anos.

Fernando José Fernandes, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Advogado especialista em Contratos, Direito Societário e Franchising, tem mais de 30 anos de experiência no sistema de franquias. Fernandes acompanha o Franchising desde sua implantação no Brasil, sendo um dos elaboradores da Lei de Franquias e um dos nomes jurídicos mais importantes do segmento brasileiro.

Guilherme Noschese, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Graduado Administração de Negócios Finanças e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986); MBA em Marketing pela ESPM (1997). Head of Market Relations and Business Development.

José Gonçalves Neto, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Analista de Sistemas pela Faculdade Reunidas Nuno Lisboa, 1990 e Especialista em Marketing de Varejo e Gestão de Marketing 2003. Instrutor, Professor, Palestrante e Consultor com Experiência INTERNACIONAL - Atuei no exterior como consultor de varejo, treinamento e franquia para maior empresa estatal de petróleo da África, sediada em Luanda-Angola. Com maiores experiências em Franquia e Varejo, Gestão de Negócios, Gestão de Equipes, Gestão de Treinamento e instrução, Comercial e TI. Residente no Rio de Janeiro.

Adriana Camargo, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Pedagoga, Doutora em Administração (ESPM, 2018), Mestre em Administração (ESPM, 2012) ambos em temas relacionados em internacionalização de franquias e MBA em Gestão Executiva (ESPM 2006). Também é Especialista em Educação (Mackenzie 1992) e Bacharel em Pedagogia (Mackenzie 1991). General Manager Brasil para o Grupo Latino Americano de Franquias. Sua área de pesquisa é a Internacionalização de franquias. É membro do Grupo de Franquias da ESPM e do Observatório de Empresas Internacionais. Atualmente é professora em cursos de pós graduação e atua como consultora, principalmente nas áreas de franquia, licenciamento, internacionalização, gestão estratégica e marketing.

Mário Schmitt, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Administrador de Empresas com Pós Graduação em Marketing, nas áreas de Planejamento, Promoção, Comunicação, Comercial, Varejo, Franchising e Desenvolvimento de Novos Produtos em empresas como VF do Brasil (Lee e Wrangler), Vulcabras, Hering.

Raquel Castro, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC, 2016), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UES, 2010), Gestora de Recursos Humanos (UES, 2007). Extensão de Práticas de Gestão Empresarial (FGV 2012) e Extensão Universitária em Adm., Negócios e Marketing pela Harvard Business School (HBS, 2012). Analista Comportamental| Coach & Mentora de Carreira| Executive Coach| Trainer|Palestrante. Atuação em processos Team Coaching e Professional Coaching para empresas e pessoa física. Orientação para escolha de carreira ou redefinição de rumo profissional; Assessoramento personalizado para abordagem proativa do mercado de trabalho. Qualificada para utilização dos instrumentos de Assessment: MBTI Steps I&II | Alpha| OPQ32| DISC| MQ| Verify| Begroup| Heteropercepção. Consultora em Desenvolvimento Humano, com foco em Educação Corporativa; Especialista em Treinamentos e Workshops para Desenvolvimento de Liderança, Equipes, Gestão de Competências e Gestão de Mudança, Atendimento ao cliente, entre outros. Consultora para desenvolvimento e implantação de programas de Assessment, Sucessão de colaboradores e Team Building. Expertise em diagnósticos organizacionais e Gestão do Desempenho.

 

Simone Valente, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Pós-graduada em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2000), Graduada em Jornalismo pela FMU/FIAM (1996). Especialista em Mídias Sociais pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing (2008), com cursos livres pela FGV (Fundação Getúlio Vargas, em 2012 e 2015), nas áreas de Administração, Gestão e Franchising; pela ABF (desde 1997, em temas variados) e pela Harvard Business School (online, 2016). Atualmente, é graduanda em Nutrição pela UNIP.  Foi editora /repórter/free-lancer de veículos como Franquia & Cia. (revista); Vida Pessoal & Finanças (revista); Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo; Utilíssima Ana Maria Braga (revista); Pequenas Empresas & Grandes Negócios (revista e guia de franquias anual). Como assessora de imprensa, atendeu mais de 100 marcas franqueadoras e empresas de diversos segmentos empresariais, além de entidades de classe e categoria. É ghost writer, com diversos livros publicados.

Tuane Natalin, GEF - Grupo de Excelência em Franquias do Centro de Conhecimento, CRA-SP, São Paulo.

Graduada em Administração pela FAIBI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga-SP (2014), Técnica em Contabilidade pela ETEC Joaquim Ferreira do Amaral – Ext. Túlio Espíndola de Castro (2010). Experiência de mais de cinco anos na área Administrativa e Financeira, além de gerenciamento do setor de consultoria, financeiro e pedidos de uma franqueadora. Atualmente analista financeiro de uma rede de lojas.

References

NBR-ISO, A. B. N. T. (2009). 31000–Gestão de Riscos–Princípios e Diretrizes. Rio de Janeiro.

Bataioli, A. (2017). Portal central do franqueado blog. Glossário. disponível em: https://centraldofranqueado.com.br/blog/2017/03/13/significado-franqueadora/. Acesso maio 2018.

Bernardo, D. A. (2008). Como tornar sua empresa uma franquia. Apostila Sebrae.

Burns, T. (2007). The legal implications of reputation risk management for franchisors. J. Int'l Com. L. & Tech., 2, 231.

Carvalho, M. D., & Rabechini Jr, R. (2011). Fundamentos em gestão de projetos. Construindo competências para gerenciar projetos, 3.

Castrogiovanni, G. J., Bennett, N., & Combs, J. G. (1995). Franchisor types: Reexamination and clarification.

Gonçalvez, B. (2018). Portal franchise inteligence. Disponível em: https://franchiseintelligence.com.br/glossario-termos-e-conceitos-do-varejo-e-franchising/. Acesso maio. 2018.

Lima, A. S., Luna, R. M., & De Sousa, A. R. (2012). Evolução do sistema de franquias no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, 11(1), 94-112.

Marques, D. S. P. (2006). Internacionalização de franquias: um mapeamento sobre a presença de redes brasileiras no exterior (Doctoral Dissertation, Universidade de São Paulo).

Melo, P. L. D. R., Borini, F. M., Junior, O., de Miranda, M., & Parente, R. C. (2015). International analysis of the countries where Brazilian franchise chains operate. Revista de Administração (São Paulo), 50(1), 26-39.

Navarro García, A., Díez de Castro, E. C., & Rondan Cataluña, F. J. (2006). Franchisor types in Portuguese franchising. Portuguese Journal of Management Studies, 11(2), 97-114.

Pereira, P. A. D. S. (2018). Dinâmica do modelo de negócio do franchising: Evolução para o modelo de lojas próprias: Caso de Estudo Rituals (Master's thesis).

Queiroz, M. J., Queiroz, R. S. B. D., Yanaze, M. H., & Mazieri, M. R. (2018). Estrutura conceitual para avaliação da comunicação em franquias de bens de consumo. Revista Brasileira de Marketing, 17(2). Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/3927. Acesso em: 29 maio. 2018.

RF&N, R. F. & N. O novo franchising em 2016: Após um ano de desafios econômicos e adaptações nos modelos de negócios, como as franquias devem se posicionar daqui em diante? Revista Franquia & Negócios ABF, 2016. v. 11, n. 64, p. 132.

Ruschel, D. 2017. Portal central do franqueado blog. glossário. disponível em: https://centraldofranqueado.com.br/blog/2017/03/13/significado-franqueadora/. Acesso maio. 2018.

SEBRAMG. Portal de serviço de apoio às micro e pequenas empresas de minas gerais. Disponível em: https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/glossario.aspx. Acesso maio. 2018.

Júnior, A. L. N., Siluk, J. C. M., Soliman, M., & Marques, K. F. S. (2014). Study to evaluate the performance development of Brazilian franchise segments. Independent Journal of Management & Production, 5(2), 381-397.

Varotto, L. F., & Neto, O. GC de.(2013). Theoretical perspectives in franchising: A network analysis. XXXVII-Encontro da ANPAD, 16.

Varotto, L., & Aureliano-Silva, L. (2017). Evolution in franchising: Trends and new perspectives. Internext, 12(3), 31-42. http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.12331-42

Vitorino, S. L. & Domingues, L. H. M. R. (2011). Pequenas empresas grandes desafios: passo a passo de um planejamento estratégico para mpe’s. São Paulo: LCTE.

Vitorino, S. L., & Russo, R. D. F. S. M. (2016). Seleção de um sistema de gestão hospitalar por um método multicritério. Iberoamerican Journal of Project Management, 7(2), 01-17.

Vitorino, S. L. (2016). Riscos para o sucesso da implantação de unidades de franquias. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.7045019.v1

Published

2018-09-05

How to Cite

Vitorino, S. L., Roque, A., Oglouyan, B. Z., Adesse, E., Fernandes, F. J., Noschese, G., Neto, J. G., Camargo, A., Schmitt, M., Castro, R., Valente, S., & Natalin, T. (2018). Glossário do Sistema Brasileiro de Franquias: Termos Técnicos e Científicos. International Journal of Professional Business Review, 3(2), 283–323. https://doi.org/10.26668/businessreview/2018.v3i2.113

Issue

Section

Technical paper