(Re)pensar sobre as Cidades Contemporâneas: Contribuições ao Debate

Giovana Goretti F. Almeida

Abstract


As cidades de hoje são diferentes das cidades do passado. Tornaram-se mais complexas, mais densas e com vários problemas em comum, como é o caso dos resíduos sólidos urbanos, mobilidade urbana e da sustentabilidade ambiental, por exemplo. As necessidades dos cidadãos são diversas, mas similares a inúmeras outras cidades no mundo todo. O viver em uma cidade estabelece relações com o urbano e com a natureza, bem como pressupõe a existência do que Raffestin (1993) chamou de território vivido em contraste com o que Pecqueur (2005) denominou de território dado. A cidade é um espaço multifacetado por outros territórios que muitas vezes se sobrepõem. Outras vezes contrastam e disputam espaço (físico e simbólico), o que lhes proporciona um diálogo urbano por meio de seus conflitos, parcerias e relações que estabelece entre si e com o meio ambiente.

As cidades têm sido foco de discussões globais, como: sustentabilidade, planejamento urbano, moradias para pessoas de baixa renda, periferia, conflito e parcerias entre atores sociais, identidade territorial e cultural, densidade, população, mobilidade, inteligência das cidades, cidades digitais e estratégicas, cidades virtuais, marcas de cidades, imagem da cidade, fluxos, migrações, energia sustentável. A cada marco temporal os espaços urbanos vão se redescobrindo e se reinventando, levando a novos usos e apropriações, bem como conflitando ou corroborando com a pluralidade de discursos e práticas que lhe abarcam cotidianamente.

Keywords


(Re)pensar; Cidades Contemporâneas; Contribuições ao Debate

References


ALMEIDA, G. G. F. (2020). Apropriação simbólica do território por meio das marcas. In: Mizael Dornelles (Org.). Desenvolvimento Regional: diferentes leituras em convergência. 1ed.Santa Cruz do Sul-RS: The Help, 2020, v. 1, p. 161-183.

ALMEIDA, G. G. F. (2019). The Role of Urban Rankings in the Construction of Perception on Innovation In Smart Cities. International Journal of Innovation, 7(1), 119-134. http://www.journaliji.org/index.php/iji/article/view/381

ALMEIDA, G. G. F. (2019). Múltiplas perspectivas sobre a inteligência das smart cities. International Journal of Professional Business Review, v.4, p. 147-151.

ALMEIDA, G. G. F. (2019). Marcas e territórios: a construção simbólica de Porto Alegre. 1. ed. Santa Cruz do Sul-RS: The Help.

ALMEIDA, G. G. F.; ENGEL, V. (Org.) (2019). Inovação e cidades inteligentes: desafios e oportunidades nas cidades do Século XXI. 1. ed. Santa Cruz do Sul: The Help.

ALMEIDA, G. G. F. (2018). Marca territorial como produto cultural no âmbito do Desenvolvimento Regional: o caso de Porto Alegre, RS, Brasil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil.

ALMEIDA, G. G. F.; ENGEL, V. (2017). A cidade-mercadoria e o marketing urbano na (re)construção da imagem dos espaços públicos: o caso da marca da cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 19, p. 89-105.

ALMEIDA, G. G. F.. (2017). A identidade territorial e o branding de marcas regionais: marcas promovendo territórios ou territórios promovendo marcas. 1. ed. Santa Cruz do Sul: The Help.

PECQUEUR, B. (2005). O desenvolvimento territorial: uma nova abordagem dos processos de desenvolvimento para as economias do sul. Raízes, Campina Grande, Vol. 24, nº 01 e 02, jan./dez.

PURPER, V. ; RIGATI, D. ; ALMEIDA, G. G. F. . (2019). Compact public spaces as intelligent connection spaces: the pocket parks in São Paulo, Brazil. In: ALMEIDA, G. G. F.; ENGEL, V.. (Org.). Inovação e cidades inteligentes: desafios e oportunidades nas cidades do Século XXI. 1ed.Santa Cruz do Sul: The Help, p. 255-267.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2020.v5i2.207

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

Intern. Journal of Profess. Bus. Review (e-ISSN: 2525-3654)

Faculty of Economics and Business, University A Coruña, Rúa de Maestranza 9, 15001 A Coruña, Spain


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.