Mecanismos Públicos de Apoio á Inovação: Estudo de Caso

Authors

  • Loreni Maria dos Santos Braum Universidade Nove de Julho - Uninove
  • André Torres Urdan Universidade Nove de Julho.
  • Claudia Brito Silva Cirani Universidade Nove de Julho
  • Ruan Santos Braun Faculdade Luterana Rui Barbosa.
  • Ana Luisa Dal Belo Carneiro Leão Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.26668/businessreview/2017.v2i1.11

Keywords:

Inovação, Apoio à Inovação, SIBRATEC.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar as inovações implementadas em uma empresa que atua no setor de alimentos com o uso de mecanismos públicos de apoio à inovação. Neste artigo apresenta-se uma breve definição de inovação e dos mecanismos públicos de apoio à inovação. A metodologia foi o estudo de caso em uma empresa de pequeno porte que atua no setor de alimentos, localizada na cidade de Foz do Iguaçu – Paraná. Duas inovações implantadas na empresa com o uso de mecanismos públicos de apoio à inovação, a primeira foi no ano de 2010, sendo que os recursos foram obtidos por meio do Edital Senai Sesi de Inovação do ano de 2010 e, o novo produto desenvolvido foi colocado efetivamente no mercado no ano de 2012; a segunda no ano de 2015, por meio do Edital do Sebraetec, onde foram implantadas mudanças no processo produtivo para obtenção do Selo Alimentos do Paraná, o qual se refere a um reconhecimento da qualidade na gestão empresarial e de processos de produção. O apoio recebido por meio destes mecanismos, de acordo com o diretor administrativo da empresa, foram importantes e agregaram força ao processo de produção e gestão da empresa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Loreni Maria dos Santos Braum, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestre em Ciências Contábeis - FURB. Professora do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutoranda em Administração na Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

André Torres Urdan, Universidade Nove de Julho.

Professor do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho.  Doutor em Administração pela FEA-USP. Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Graduado em Engenharia Civil, em Administração pela UFMG e em Ciências Contábeis pela PUC-MG.

Claudia Brito Silva Cirani, Universidade Nove de Julho

Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ / USP. Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é pesquisadora docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE.

Ruan Santos Braun, Faculdade Luterana Rui Barbosa.

Graduado em Ciências Contábeis.

Ana Luisa Dal Belo Carneiro Leão, Universidade Nove de Julho

Doutoranda pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Estratégia e Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Tiradentes em parceria com a Faculdade Getúlio Vargas (FGV-RJ). Especialista em Capacitação de Gestores Públicos de Emprego pela UNICAMP. Bacharel em Administração pela Universidade Tiradentes.

References

BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Resolução do Comitê Gestor do SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008. Aprova as Diretrizes Gerais do Sistema Brasileiro de Tecnologia - SIBRATEC, 2008. Publicada no DOU, em 03 de abril de 2008, Seção 1, p. 7.

BRASIL, Ministério da Ciência e Tecnologia. Resolução do Comitê Gestor do SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008. Aprova o Regulamento do Sistema Brasileiro de Tecnologia, 2008. Publicada no DOU, em 14 de abril de 2008, Seção 1, p. 12.

DOSI, Giovanni. Sources, procedures, and microeconomic effects of innovation. Journal of economic literature, p. 1120-1171, 1988.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – MCTI. SIBRATEC – Sistema Brasileiro de Tecnologia. Disponível em http://www.portalinovacao.mcti.gov.br/sibratec/. Acesso em 10 jun 2016.

MANUAL, DE OSLO. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3 ed. Brasília, OCDE, Finep, 2005.

NARAYANAN, Veekay K. Managing technology and innovation for competitive advantage. 2000.

PORTAL DA INDÚSTRIA. Edital Senai Sesi de Inovação 2016. Disponível em < http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/edital-senai-sesi-de-inovacao>. Acesso 02 abr 2016.

Salerno, M. S., & Kubota, L. C. Estado e inovação. Políticas de incentivo à inovação tecnológica. In DE NEGRI, João Alberto Organizador; KUBOTA, Luis Claudio Organizador. Políticas de incentivo à inovação tecnológica no Brasil. Brasília: IPEA, 2008.

SCHUMPETER, Joseph Alois. The theory of economic development: An inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle. Transaction publishers, 1934.

SEBRAE. Edital SEBRAEtec 2016. Disponível em < http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/AC/Artigos/EDITAL%20SEBRAETEC%202016.pdf>. Acesso em 20 maio 2016.

TUSHMAN, Michael L.; ANDERSON, Philip. Technological discontinuities and organizational environments. Administrative science quarterly, p. 439-465, 1986.

UECHI, Cristina Akemi Shimoda et al. Avaliação externa, sistema de monitoramento e indicadores do sistema brasileiro de tecnologia (SIBRATEC). 2015.

WEISZ, Joel. Mecanismos de apoio à inovação tecnológica. Brasília: SENAI/DN, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.

Published

2017-04-17

How to Cite

Braum, L. M. dos S., Urdan, A. T., Cirani, C. B. S., Braun, R. S., & Leão, A. L. D. B. C. (2017). Mecanismos Públicos de Apoio á Inovação: Estudo de Caso. International Journal of Professional Business Review, 2(1), 28–40. https://doi.org/10.26668/businessreview/2017.v2i1.11